Atualizado: 4 de ago. de 2020
Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) neste momento de pandemia determinam o ensino remoto, ou seja, favorecem o ensino, sem contudo garantir a aprendizagem.
A mediação docente se faz necessária pra esclarecimento de dúvidas e a possibilidade de oportunizar outras estratégias para o ensino de um mesmo conteúdo.
O ensino remoto por meio de aulas online, com professor e alunos conectados em um mesmo tempo porém em espaços diferentes é uma forma de buscar realizar uma transposição da sala de aula tradicional para um modelo a distância.
Ainda assim, o professor não consegue “acompanhar” uma turma de cerca de 30 alunos a distância, estando cada um em um espaço diferente. Atividade já extremamente difícil de ser realizada presencialmente.
São modelos diferentes de ensino que requer estratégias diferenciadas. Principalmente quando falamos do Ensino Fundamental e a importância da tutoria dos pais e/ou responsáveis para que a aprendizagem ocorra de fato.
Atividades Pedagógicas Não Presenciais por meio de tecnologias, quer seja uso de salas virtuais de aprendizagem – Google Classroom, Moodle – ou outro tipo de recurso, favorecem a exposição do conteúdo por meio de diversos formatos para além de textos e imagens.
Com recursos tecnológicos é possível utilizar mídias específicas como áudios, vídeos, animações, buscando assim diversificar os formatos de entrega do conteúdo a ser aprendido pelo aluno, favorecendo os diversos estilos de aprendizagem.
Mais uma vez o papel do professor se torna relevante ao pensar esse conteúdo para um público específico, com estratégias pedagógicas e atividades que engajem o aluno e tornem o aprendizado prazeroso.
O problema é que o professor não aprendeu a pensar o uso potencial das tecnologias em seu fazer docente. Quando se fala sobre o uso de tecnologia ainda se associa a passar em sala de aula um vídeo do YouTube ou a apresentar o conteúdo por meio de apresentações utilizando projetor multimídia.
Então o que fazer neste momento de pandemia ?
Muitos professores estão sendo desafiados a produzir conteúdo multimídia, a acompanhar seus alunos por meio de grupos no WhatsApp, a pensar atividades semanais, participar de reuniões on-line, tudo ao mesmo tempo.
Você professor se encontra diante desse desafio ? Como está sendo seu preparo em relação à produção das APNPs? Tem buscado trabalhar estratégias interdisciplinares?
Conte um pouco sobre sua experiência. Marque aqui um colega de profissão que esteja tendo boas iniciativas para enfrentar esse desafio.